Confira os 5 primeiros episódios da série Memória Barranqueira

Confira os 5 primeiros episódios da série Memória Barranqueira

A série Memória Barranqueira, publicada no canal do Youtube da Opará Documentários, foi criada com o propósito de resgatar memórias do antigo povo barranqueiro, trazendo valiosos relatos e depoimentos da gente do São Francisco.

Confira os 5 primeiros episódios da série!

Episódio 1 

História do Sr. Virgilão, o retirante de Carinhanha/BA. Por volta do ano de 1925, quase cem anos atrás, Sr. Virgílio contraiu uma dívida para se casar e, não encontrando meios de conseguir trabalho e renda em sua cidade natal de Carinhanha, na Bahia, se deslocou a pé para São Paulo em busca de trabalho.

Episódio 2

Uma explicação sobre o início das festividades de São João na cidade de Barra do Rio Grande, na Bahia, na voz da matriarca cultural da região, Dona Joana Camandaroba.

Episódio 3

Saul Martins, mestre do folclore, nos brinda com uma pequena aula sobre o folclore norte-mineiro do Vale do São Francisco.

Episódio 4

Em Jequitibá, nas margens do Rio das Velhas, maior afluente do São Francisco, o Sr. Nelson Jacó foi um ícone da cultura popular barranqueira e rememora, nesse vídeo, a trajetória dos Reis Magos e das Folias de Reis.

Episódio 5

Virgulino Ferreira, o Lampião, foi morto na margem sergipana do rio São Francisco em 1938. Sr. Dalvo nos conta a chegada das cabeças dos cangaceiros mortos, na cidade de Piranhas, em Alagoas.

 

Se inscreva em nosso canal do Youtube e receba os próximos vídeos!

Clique aqui para se inscrever.

O Canal da Opará traz mini-documentários, depoimentos, clipes, trailers, curiosidades e conteúdo exclusivo sobre o Rio São Francisco e o povo barranqueiro.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.