Filme inédito sobre caçadas de animais silvestres é lançado em plataforma digital

Filme inédito sobre caçadas de animais silvestres é lançado em plataforma digital

O diretor Dêniston Diamantino, um documentarista brasileiro que já acumula mais de 20 obras sobre meio ambiente, folclore e cultura popular brasileira no Vale do São Francisco, acaba de lançar um filme inédito sobre caçadas de animais silvestres. O documentário “Esperas – Caçadas e caçadores no interior do Brasil”, foi lançado nesta semana em plataforma digital, disponível para ser assistido mundialmente. Para assistir, clique aqui.

O filme, um média-metragem de 28 minutos, retrata e denuncia a realidade das caçadas no interior do sertão brasileiro, uma prática proibida desde 1967 no Brasil. Segundo o diretor, o que o motivou para a realização do filme foi o grande desconhecimento por parte da população sobre a intensidade com que as caçadas acontecem, assim como o risco que elas representam para a fauna silvestre. “No interior do Brasil, a caça de animais é muito mais comum do que muitos possam imaginar. É uma prática que gera sofrimento para o animal e que contribui para acelerar processos de extinção de espécies que já estão sob forte ameaça, como onças pintadas, pacas, veados, araras e tamanduás”, explica.

Somado a outros fatores, como as queimadas, o desmatamento, as plantações de soja, os pastos e até os atropelamentos, o filme é um alerta para a necessidade de preservação da fauna brasileira. “Em meio à tantas ameaças, os animais ainda resistem, mas não sabemos por quanto tempo. O filme é uma forma de sensibilizar sobre a importância de olharmos com mais atenção e cuidado para o nosso meio ambiente e a nossa fauna”, destaca o diretor.

O documentário é uma produção independente. O filme tem direção, roteiro e fotografia de Dêniston Diamantino, trilha sonora do violeiro Levi Ramiro e voz do artista mineiro Tino Gomes. Para a realização do filme, nenhum animal foi morto ou maltratado.

Sobre o diretor

Dêniston Diamantino é um documentarista mineiro, nascido em Manga, cidade localizada às margens do rio São Francisco. Há mais de 30 anos, o diretor se dedica a produções sobre a história, o meio ambiente, o folclore e a cultura popular, especialmente no vale do Rio São Francisco. As obras retratam realidades pouco conhecidas e valorizam a memória e o saber do povo sertanejo, além de servirem como um alerta para as questões emergenciais que ameaçam o meio ambiente.  Para conhecer mais títulos, clique aqui. 

Trailer

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.