Sobre o Diretor

deniston-diretorDêniston Diamantino é um documentarista brasileiro apaixonado pelo Rio São Francisco e pela cultura barranqueira. Natural de Manga, cidade ribeirinha localizada no norte de Minas Gerais, o diretor dedicou toda a sua vida à produção de documentários que retratam a cultura, o folclore, a história e o meio ambiente, especialmente na região do Vale do São Francisco.

 

Diamantino, como é conhecido, já foi diversas vezes agraciado pelos documentários e pelo trabalho que desenvolve em prol da preservação e memória do rio São Francisco e da cultura ribeirinha. Em 2015, o mais novo documentário produzido pelo diretor foi premiado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O documentário Remeiros do São Francisco, foi ganhador do prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2015, que prestigia, em caráter nacional, as ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro, que mereçam registro, divulgação e reconhecimento público.

 

Em 2013, o diretor foi agraciado com a medalha cultural “Mestre Saul Alves Martins”, no Décimo Oitavo Aniversário da Academia de Letras “João Guimarães Rosa”, da Polícia Militar de Minas Gerais, pela realização do documentário Mestre Saul Martins: Sua Vida e Sua Obra. O diretor também é membro colaborador da Comissão Mineira de Folclore, da Academia Januarense de Letras e da Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco (Aclecia).

 

Entre os principais documentários produzidos, se destacam O Rio São Francisco, Cerrado – O Pai das Águas, O Velho do Rio, Xingó – A escalada de um rio, Carinhanha – Um Rio do Grande Sertão, dentre tantos outros filmes que surgiram pela primeira vez no Brasil: Anunciação – Parteiras do Brasil; Sentinela – Rituais Fúnebres no Brasil Sertanejo; A Vida e a Dança de São Gonçalo; São João na Roça; etc. As obras oferecem ao público um contato com realidades quase nunca exploradas, expressando o caráter regional, a cultura popular, a religiosidade, as memórias e crenças do povo ribeirinho, as ameaças ao meio ambiente e a alarmante necessidade de preservação.